segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A.1 – As etapas do processo de investigação científica

O procedimento científico é composto por três actos, que são a Definição do problema, Construção do modelo de análise e Verificação (ou seja, a recolha e análise da informação). Estes actos subdividem-se em etapas, (o primeiro tem três etapas, o segundo tem uma etapa e o terceiro acto tem três etapas). A definição do problema consiste em romper com os preconceitos e as falsas evidências que dão a ilusão de compreender os factos, passando por três etapas: a Pergunta de partida, a Exploração e a Problemática. A Pergunta de partida serve para o investigador exprimir com o maior rigor possível aquilo que procura compreender melhor; é o fio condutor da investigação devendo ser formulada com clareza, executável e pertinente. A Exploração consiste na ambientação do investigador ao assunto apresentado, ou seja, o investigador tenta perceber o assunto e explora-o através de leituras e entrevistas ou outros métodos. A Problemática é a perspectiva teórica que decidimos adoptar para tratar o problema colocado pela pergunta de partida, em que se faz o balanço das leituras e entrevistas e inventariam-se os diferentes aspectos do problema, estabelecendo-se um quadro teórico e definindo-se a problemática, explicitando-a em seguida. A construção do modelo de análise consiste na elaboração de uma representação teórica prévia que seja susceptível de exprimir a lógica que o investigador supõe estar na base do fenómeno sendo um conjunto estruturado e coerente de conceitos e hipóteses articulados entre si construindo-se as hipóteses e o modelo, apurando as relações entre os conceitos e as relações entre as hipóteses, e constroem-se os conceitos. A verificação é sujeitar a problemática a uma análise de validade, em que uma proposição só tem estatuto científico na medida em que poder ser verificada pelos factos. Neste acto devemos passar pelas etapas de Observação, Análise das informações e Conclusão. Na Observação delimita-se o campo de observação e concebe-se o instrumento de observação, tendo a preocupação de o testar, antes de proceder à recolha das informações. Seguidamente Analisam-se as informações, ou seja, descrevem-se e preparam-se os dados para análise, mede-se as relações entre as variáveis e, depois, comparam-se os resultados obtidos com os resultados inicialmente esperados, procurando saber porque há diferenças. No fim de todo o longo processo, elabora-se a conclusão: recapitula-se o procedimento geral e apresentam-se os resultados com os novos conhecimentos e as consequências práticas.






Bibliografia:
- Caderno TICG, vol. 2 – Anexo 2
- Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc van (2008) – Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva (5ª ed.)
- Quivy, R & Campenhoudt, L. – 3 esquemas em:”exerc-A1.doc”

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